A CARREGAR

Escreva para Pesquisar

Acho que tenho um problema de álcool. Como posso tratar este problema?

Acho que tenho um problema de álcool. Como posso tratar este problema?

Avatar logo
Partilhar

É sabido que, mais do que mudar um comportamento que se transformou num padrão, é necessário mudar os pensamentos e os sentimentos que estão na génese das dependências.

Mas nem sempre é fácil e muitas vezes é preciso procurar ajuda especializada para casos como o problema de álcool!

1. Como atuam os estimulantes no nosso corpo?

O tabaco, o álcool e até mesmo o café são substâncias estimulantes para o organismo.

Como é que se atuam estes estimulantes? A hipófise – glândula responsável pelas sensações do paladar e do olfato – está sempre “vigilante” e, quando deteta as substâncias referidas, dá um alerta e “convoca” todas as outras glândulas para eliminar o “intruso”. Nesse momento, a concentração de energia é sentida como um estímulo que provoca uma sensação de prazer, razão pela qual se repete a dose, gerando assim novos estímulos. A repetição contínua deste processo origina a dependência, pois causa habituação e as glândulas perdem as forças para proteger o organismo e este passa a precisar daquelas substâncias para conseguir trabalhar.

2. Tratamento da dependência do álcool

problema de alcool

O internamento para a dependência fruto do problema de álcool não só permite cessar o consumo da substância como também, e essencialmente, de todas as rotinas a ele associadas, potenciando a continuidade do esforço de mudança, no seio de um grupo amparado por profissionais especializados prontos a dar uma “mão cheia” de compreensão e amor.

O problema de álcool ou alcoolismo não é uma doença hereditária, mas em diversos casos tem uma forte componente genética. Quem é filho de pais com problemas relacionados com o consumo de álcool tem maior probabilidade de vir, de igual modo, a padecer do mesmo mal, não só por ter tido um modelo em casa, mas também devido a uma predisposição genética (que nada tem a ver com sina!).

A adição ao álcool é completamente incompatível com o controlo social sobre o ato de beber, pelo que é sugerida a prática da abstinência total como a única via totalmente eficaz de proporcionar a libertação da dependência e evitar recaídas.

O internamento e o tratamento proporcionam ferramentas essenciais para se conseguir resistir à tentação de fugir aos problemas ou procurar um alívio rápido através do álcool, fortalecendo o alcoólico para que este consiga encontrar dentro de si recursos menos tóxicos, mais naturais e saudáveis para enfrentar a sua vida.

Durante o período de tratamento, procura-se que o indivíduo adote uma atitude diferente e seja reforçado por isso. Assim, não continuará a fingir ser o “palhaço” que costumava ser para não lidar seriamente com os seus problemas ou pelo receio de não ser aceite socialmente. Deixará de minimizar as suas fragilidades e receios, e passará a reconhecê-los, aceitá-los e trabalhá-los. Pelo contrário, será aceite por todos, acarinhado e encorajado a seguir o caminho da sobriedade, ou seja, uma vida saudável de mudança, crescimento e felicidade.

RESUMO DO PROBLEMA DE ÁLOOL

O tratamento da dependência do álcool permite abandonar a escravidão da “substância” e as suas terríveis consequências, ensinando o dependente a enveredar por opções mais adequadas e responsáveis, que lhe permitam alcançar uma vida própria e repleta de liberdade, na qual cada dia passará a ser “o primeiro dia do resto da sua vida”. Conte connosco para o ajudarmos nessa mudança.

Tags:

Você também poderá gostar

2 Comentários

  1. Daan 25 de Agosto, 2021

    I recommend VillaRamadas to everyone who need help with alcohol or drug problems. They changed my life completely. Thank you for all your work.

    Responder
  2. Anónimo 25 de Agosto, 2021

    Tenho problemas de álcool há alguns anos e já não consigo sozinho. Preciso de ajuda. Em que consiste o vosso tratamento?
    Obrigado.

    Responder

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Próximo