A síndrome de dependência alcoólica (SDA) corresponde à procura compulsiva por bebidas alcoólicas e revela a necessidade de ingerir quantidades cada vez maiores de álcool.
Além da definição, importa perceber quais os sinais e sintomas da síndrome de dependência alcoólica. Apresentaremos, ao longo deste artigo, aqueles que são os fatores de risco e como agir para iniciar o tratamento numa clínica de desintoxicação.
Lista de Conteúdos
A síndrome de dependência alcoólica é uma doença crónica e precisa ser vista como tal. Quando há dependência do álcool, a pessoa não controla o seu desejo e precisa de tomar bebidas alcoólicas incessantemente.
Quem sofre de síndrome de dependência alcoólica vêem comprometidos os seus comportamentos e, por sua vez, a vida familiar e social. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, o uso compulsivo de álcool é uma das causas para o aparecimento de mais de 200 doenças e distúrbios, responsável pela morte de 3 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano – cerca de 5,3% do total de óbitos.
A resposta imediata das pessoas que estejam a tentar ajudar um ente querido a deixar o álcool deve ser primeiro reconhecer a doença e perceber que esta precisa de ser tratada. Procure especialistas na área e os médicos mais prestigiados.
Na VillaRamadas existem vários programas de desintoxicação que vão certamente ajudar o alcoólico. A mudança deve acontecer o quanto antes, para que a dependência alcoólica não se prolongue.
Poderemos distinguir a dependência alcoólica do uso abusivo de álcool. Não convém confundi-lo com a síndrome de abstinência alcoólica.
A dependência do álcool nota-se numa série de atitudes do dependente e são eles que vão servir de sinais de alerta para uma eventual procura de ajuda.
Além destes pontos, existem outros sinais que decorrem a dependência alcoólica e que são facilmente notados, como olhos inchados e avermelhados, défice cognitivo, mau hálito, unhas fracas, fios de cabelo desidratados, ressecados e queda.
Se notar estes sinais de síndrome de dependência alcoólica então significa que o seu ente querido está realmente a precisar de ajuda clínica e possível internamento.
O primeiro passo para o tratamento da dependência alcoólica é sempre o mais complicado, mas ao contactar VillaRamadas iremos acompanhá-lo(a) nesta transformação. Dispomos de programas interdisciplinares e estamos verdadeiramente empenhados em permitir que a mudança comece
Infelizmente, a síndrome de dependência do álcool acarreta consigo alguns perigos e origina uma série de efeitos no cérebro do alcoólico, no seu corpo e obviamente na saude mental da família.
Vejamos como é que o comportamento de um alcoólico altera-se a curto e a longo prazo:
Segundo estudo recentes, a demência também pode ser causada pela dependência alcoólica, uma vez que muitos indivíduos têm falta de vitamina B1, importante para preservar as memórias. Relembre que quando o consumo excessivo de álcool persiste há vários meses poderá ocorrer o coma alcoólico e este pode levar à morte.
As características da dependência alcoólica são semelhantes a qualquer outra dependência como tabaco ou os mais distintos tipos de drogas. Mas quais são os factores de risco? Ou seja, que circunstâncias podem conduzir ao aparecimento desta síndrome?
O diagnóstico para a síndrome de dependência alcoólica costuma ser feito inicialmente pela família ou por um amigo, que percebe que a pessoa mais perto de si padece desta doença. A partir daí, devem procurar com ajuda especializada.
Quanto mais rápido for feito o diagnóstico da dependência alcoólica, mas fácil poderá o seu ente querido retomar a vida de antes. Ao contactar as clínicas VillaRamadas iremos proceder a todas as análises necessárias para chegarmos ao diagnóstico adequado ao seu marido, à sua filha ou ao seu filho.
Será dado todo o aconselhamento e apoio necessários quer ao dependente como à sua família, para que ambos consigam resolver este problema com confiança.
Não há que ter medo de pedir ajuda, por muito que a nossa sociedade seja ainda atormentada por estigmas. A síndrome de dependência alcoólica não se resolve da noite para o dia, logo há que ter ânimo e paciência, e recorrer às terapias e programas mais adequados.
Nas clínicas da VillaRamadas encontram-se vários médicos que tratam problemas com álcool. A abordagem é feita não só com o alcoólico, como também com as pessoas no seu núcleo familiar, porque também elas precisam de conselhos.
O tratamento da síndrome de dependência alcoólica é mais eficaz quando houver essa consciencialização por parte da família. Está mais do que provado que a caminhada para o reintegração social do adicto não pode ser feita sozinha, mas antes com pessoas em seu redor que sejam capazes de ajudar. O tipo de tratamento da dependência alcoólica na VillaRamadas vai depender do grau de dependência e estado de saúde do alcoólico.