A CARREGAR

Escreva para Pesquisar

Sinais e sintomas da síndrome de dependência alcóolica

Sinais e sintomas da síndrome de dependência alcóolica

Partilhar

A síndrome de dependência alcoólica (SDA) corresponde à procura compulsiva por bebidas alcoólicas e revela a necessidade de ingerir quantidades cada vez maiores de álcool.

Além da definição, importa perceber quais os sinais e sintomas da síndrome de dependência alcoólica. Apresentaremos, ao longo deste artigo, aqueles que são os fatores de risco e como agir para iniciar o tratamento numa clínica de desintoxicação.

Síndrome de dependência do álcool: O que é?

A síndrome de dependência alcoólica é uma doença crónica e precisa ser vista como tal. Quando há dependência do álcool, a pessoa não controla o seu desejo e precisa de tomar bebidas alcoólicas incessantemente.

síndrome de dependência do álcool

Quem sofre de síndrome de dependência alcoólica vêem comprometidos os seus comportamentos e, por sua vez, a vida familiar e social. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, o uso compulsivo de álcool é uma das causas para o aparecimento de mais de 200 doenças e distúrbios, responsável pela morte de 3 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano – cerca de 5,3% do total de óbitos.

A resposta imediata das pessoas que estejam a tentar ajudar um ente querido a deixar o álcool deve ser primeiro reconhecer a doença e perceber que esta precisa de ser tratada. Procure especialistas na área e os médicos mais prestigiados.

Na VillaRamadas existem vários programas de desintoxicação que vão certamente ajudar o alcoólico. A mudança deve acontecer o quanto antes, para que a dependência alcoólica não se prolongue.

Como distinguir a dependência alcoólica do uso comum?

Poderemos distinguir a dependência alcoólica do uso abusivo de álcool. Não convém confundi-lo com a síndrome de abstinência alcoólica.

  • Abuso de álcool: o consumo excessivo de álcool depende muito de pessoa para pessoa, mas de qualquer maneira poderemos considerar que existe um consumo excessivo de álcool quando ocorrem problemas familiares, sociais e profissionais;
  • Síndrome da Abstinência Alcoólica: manifesta-se aquando da interrupção do consumo, normalmente após 6h sem ingerir qualquer bebida alcoólica. Os sintomas mais comuns são tremores, irritabilidade, falta de concentração, inquietação, vómitos, diarreia, fraqueza muscular, desorientação que leva à recaída.

5 sinais de dependência alcoólica que deve ficar atento

A dependência do álcool nota-se numa série de atitudes do dependente e são eles que vão servir de sinais de alerta para uma eventual procura de ajuda.

sinais de dependência alcóolica
  1. Comportamento compulsivo: quando alcoólico não consegue parar e o consumo acaba por ser feito impulsiva e continuamente. Muitas vezes, o indivíduo está consciente do seu problema, mas o desejo é mais forte do que ele;
  2. Dificuldade em parar de consumir álcool: depois de começar, ocorrem tentativas fracassadas para tentar reduzir ou parar o consumo;
  3. Abstinência física: momento em que existe náuseas, suores, agitação e tremores quando o alcoólico não bebe durante algum tempo;
  4. Tolerância ao álcool: se inicialmente as doses mais pequenas provocam uma sensação de bem-estar, ao longo do tempo, estas precisam ser maiores para oferecer a mesma sensação;
  5. Crises comportamentais: o alcoólico começa a deixar de praticar aquilo que mais gostava de fazer, diminui a sua concentração profissional e passa comportar-se estranhamente perante amigos e familiares. Poderão ocorrer discussões e, na maioria dos casos, episódios de violência física e psicológica.

Além destes pontos, existem outros sinais que decorrem a dependência alcoólica e que são facilmente notados, como olhos inchados e avermelhados, défice cognitivo, mau hálito, unhas fracas, fios de cabelo desidratados, ressecados e queda.

Se notar estes sinais de síndrome de dependência alcoólica então significa que o seu ente querido está realmente a precisar de ajuda clínica e possível internamento.
O primeiro passo para o tratamento da dependência alcoólica é sempre o mais complicado, mas ao contactar VillaRamadas iremos acompanhá-lo(a) nesta transformação. Dispomos de programas interdisciplinares e estamos verdadeiramente empenhados em permitir que a mudança comece

Efeitos da síndrome de dependência do álcool

efeitos do alcoolismo

Infelizmente, a síndrome de dependência do álcool acarreta consigo alguns perigos e origina uma série de efeitos no cérebro do alcoólico, no seu corpo e obviamente na saude mental da família.

Vejamos como é que o comportamento de um alcoólico altera-se a curto e a longo prazo:

  • Efeitos da dependência alcoólica a curto prazo: perda de memória, desorganização, descoordenação perante tarefas quotidianas e/ou profissionais tão simples, alteração do estado emocional, etc.
  • Efeitos da dependência alcoólica a longo prazo: fraqueza física, dormência muscular, hepatite, pancreatite e outras doenças do fígado, cancro, redução do apetite sexual, infertilidade, transtornos psicológicos como depressão, sentimento de culpa e até tendências suicidas.

Segundo estudo recentes, a demência também pode ser causada pela dependência alcoólica, uma vez que muitos indivíduos têm falta de vitamina B1, importante para preservar as memórias. Relembre que quando o consumo excessivo de álcool persiste há vários meses poderá ocorrer o coma alcoólico e este pode levar à morte.

Fatores de risco da dependência alcoólica

dependência do álcool

As características da dependência alcoólica são semelhantes a qualquer outra dependência como tabaco ou os mais distintos tipos de drogas. Mas quais são os factores de risco? Ou seja, que circunstâncias podem conduzir ao aparecimento desta síndrome?

  • Idade: muitos adolescentes entre os 13 e os 16 anos começam a beber álcool, por vontade própria ou para agradar aos seus amigos. Fique atento ao seu filho ou filha, e saiba que a dependência alcoólica nos adolescentes tem probabilidade acrescida de desenvolver problemas de saúde;
  • Stress, ansiedade e depressão: a crise pandémica, a crise energética decorrente da Guerra da Ucrânia intensificaram estes estados de espírito que podem levar ao consumo excessivo de álcool;
  • Facilidade de adquirir bebidas alcoólicas: hoje em dia as bebidas alcoólicas estão disponíveis a baixos preços e em vários lugares;
  • Alcoolismo na família: muitas pessoas têm historial de familiares alcoólicos, o que pode intensificar ou originar este problema.

Síndrome de dependência alcoólica: Diagnóstico

alcoolismo

O diagnóstico para a síndrome de dependência alcoólica costuma ser feito inicialmente pela família ou por um amigo, que percebe que a pessoa mais perto de si padece desta doença. A partir daí, devem procurar com ajuda especializada.

Quanto mais rápido for feito o diagnóstico da dependência alcoólica, mas fácil poderá o seu ente querido retomar a vida de antes. Ao contactar as clínicas VillaRamadas iremos proceder a todas as análises necessárias para chegarmos ao diagnóstico adequado ao seu marido, à sua filha ou ao seu filho.

Será dado todo o aconselhamento e apoio necessários quer ao dependente como à sua família, para que ambos consigam resolver este problema com confiança.

Tratamento da síndrome de dependência alcóolica

Não há que ter medo de pedir ajuda, por muito que a nossa sociedade seja ainda atormentada por estigmas. A síndrome de dependência alcoólica não se resolve da noite para o dia, logo há que ter ânimo e paciência, e recorrer às terapias e programas mais adequados.

tratamento da dependência alcóolica

Nas clínicas da VillaRamadas encontram-se vários médicos que tratam problemas com álcool. A abordagem é feita não só com o alcoólico, como também com as pessoas no seu núcleo familiar, porque também elas precisam de conselhos.

O tratamento da síndrome de dependência alcoólica é mais eficaz quando houver essa consciencialização por parte da família. Está mais do que provado que a caminhada para o reintegração social do adicto não pode ser feita sozinha, mas antes com pessoas em seu redor que sejam capazes de ajudar. O tipo de tratamento da dependência alcoólica na VillaRamadas vai depender do grau de dependência e estado de saúde do alcoólico.

Tags:

Você também poderá gostar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Próximo