A CARREGAR

Escreva para Pesquisar

Depressão vs Ansiedade: Factores Comuns e Diferenças

Partilhar

A depressão e a ansiedade são perturbações mentais que, embora distintas, possuem alguma relação entre si. Tanta a ansiedade, como a depressão, podem coexistir com outras doenças mentais, ou estarem presentes em simultâneo. Assim, é importante que se perceba bem a diferença entre ambas.

Enquanto que a depressão é um estado de tristeza profunda que evolui muitas vezes devido a fatores externos, mas também pode estar relacionada a fatores internos, a ansiedade encontra-se associada a um estado de preocupação excessiva.

O aparecimento de uma juntamente com o diagnóstico de outra é muitas vezes sinónimo de falta de diagnóstico precoce e tratamento adequado à pessoa. Para ajudar a compreender melhor o que é cada transtorno mental, a VillaRamadas esclarece cada termo e que diferenças existem realmente.

O que é a depressão?

Depressão
A depressão prejudica pensamentos, comportamentos, corpo e bem-estar de qualquer indivíduo. © cferdophotography/Unsplash

Um estado de tristeza profunda, sensação de vazio e perda de interesse e motivação, até mesmo por algo que anteriormente se costumava apreciar”, a depressão é uma perturbação mental. Com um grande impacto a nível psicológico, este tipo de perturbação pode eventualmente refletir-se com sintomas físicos.

O que é a ansiedade?

Também esta uma perturbação que se pode refletir com sintomas físicos e/ou psicológicos, a ansiedade é um estado de preocupação excessiva. Este tipo de comportamento, de extrapolação dos acontecimentos e criação de cenários futuros não permite a vivência do presente e representa uma preocupação constante a nível mental.

uday mittal unsplash Ansiedade
© Uday Mittal/Unsplash

A ansiedade, enquanto perturbação mental, caracteriza-se por episódios intensos e prolongados. Consequentemente, esta preocupação excessiva coloca entraves ao comportamento diário e por vezes leva à rutura com o social e ao auto-isolamento.

A depressão e a ansiedade podem coexistir?

Sim. Apesar de uma não ser sinónimo da existência da outra, é possível que estas duas perturbações mentais coexistam. Sendo perturbações de foro psicológico, é importante que sejam devidamente diagnosticadas e diferenciadas, pois o tratamento pode diferir.

Mas a depressão pode coexistir com uma perturbação de ansiedade prévia. O facto desta última potenciar casos de auto-isolamento por excesso de preocupação constante do que vai acontecer, pode conduzir a uma depressão. O auto-isolamento e o ‘fechar-se em si mesmo’ pode potenciar os pensamentos negativos característicos da depressão.

Depressão vs Ansiedade: as maiores diferenças

Apesar de estarem as duas interligadas, a depressão e a ansiedade possuem algumas diferenças. Se a nível psicológico a distinção é difícil, são os sintomas físicos que muitas vezes ajudam na sua distinção.

A ansiedade pode caracterizar-se pela presença de vários sintomas físicos visíveis como,

  • Taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos);
  • Contração gástrica (aquela sensação de nó no estômago);
  • Medo ou sensação de pânico sem razão;
  • Dificuldade em respirar;
  • Náuseas ou vómitos;
  • Tonturas;
  • Boca seca;
  • Tensão muscular.

Pode ainda refletir-se a nível comportamental através da irritabilidade, roer as unhas, tensão nos maxilares, etc., e a nível cognitivo conduzir a insónias, problemas de concentração, alterações ao nível da memória, entre outros.

Depressão
© M.T. Elgassier/Unsplash

Já na depressão, destacam-se sintomas como,

  • Fadiga crónica;
  • Insónias ou hipersónia;
  • Oscilações frequentes de peso.

Tratamento para depressão e ansiedade

A depressão e a ansiedade são perturbações de foro psicológico, e considerados graves nalguns casos. Desse modo, é imperativo que antes do início de tratamento seja feito o correto diagnóstico por parte de um especialista.

O diagnóstico certo, e a vontade da pessoa em questão de se tratar, irão impulsionar o tipo de tratamento mais adequado. Passando por mudanças de comportamento, qualquer tratamento para este tipo de perturbações deve ser realizado junto de uma equipa multidisciplinar. O processo é único e adaptado para que o equilíbrio da saúde mental seja restabelecido.

Tratamento Apoio
© Priscilla Du Preez / Unsplash

A equipa de VillaRamadas tem especialistas para o tratamento da depressão e da ansiedade. Com programas para mudar o rumo de vida, contacte-nos para saber mais sobre os nossos métodos de ajuda especializada.

Tags:

Você também poderá gostar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *