Após dois anos instáveis devido à COVID-19, a situação atual de guerra entre a Rússia e a Ucrânia tem levado da ansiedade, mas também dos casos de depressão em Portugal. Muitas vezes, os problemas de ordem mundial afetam as nossas vidas de uma maneira tão intensa que são responsáveis pelo aumento do desemprego, de problemas familiares e obviamente pelo aumento da depressão.
Neste artigo vamos especificar todas as dúvidas que existam sobre a depressão e perceber como é que a doença afeta a saúde mental de uma pessoa e daqueles que a rodeiam.
Lista de Conteúdos
A palavra depressão tem entrado no uso corrente de todos nós para definir sentimentos de enorme tristeza e amargura. Quando esses estados de espírito prolongam-se, é provável que origine um transtorno e deixe a pessoa sem energia.
Na realidade, deixa de haver vontade de contactar com os outros, originando um corte dos laços afetivos.
São muitos os fatores da depressão, além dos acontecimentos traumáticos em tempos de guerra. A depressão pode ser causada quando existem acidentes, luto, tragédia, divórcios, até mesmo por morar longe de alguém querido. Embora afete maioritariamente pessoas com perfis mais introvertidos, também pode afetar indivíduos extrovertidos.
Quanto à ansiedade é um sentimento relacionado com um excesso de preocupação perante o futuro. Imagine-se a fazer planos para um casamento. Mesmo assim é algo que deve prestar atenção, pois pode levar a ataques de pânico e perturbações obsessivo-compulsivas. Em casos mais alarmantes, a ansiedade pode estar associada ao transtorno do stress pós-traumático.
Existem vários sintomas da depressão que realmente não deve passar ao lado.
Não convém menosprezar os sintomas da depressão. Esta é uma doença de todas as idades e pode afetar tanto adolescentes, crianças e pessoas de terceira idade.
A primeira coisa que uma pessoa que sofre de depressão deve fazer é reconhecer que não se encontra bem e ter a coragem de pedir ajuda. Deve contar com o apoio familiar ou de amigos e deve passar para a ajuda profissional. Mesmo assim, se este circulo de apoio em domicilio não for suficiente o internamento deve ser considerado junto de uma clínica especializada. Na VillaRamadas iremos inicialmente proceder ao diagnóstico clínico da depressão e ao seu respetivo tratamento, com estratégias que nos parecem fundamentais para a que a pessoa afetada possa retomar o seu dia a dia.
Gostaria de saber o quão grave pode ser uma depressão? A doença, como vimos, tem vindo a afetar várias pessoas em todo o mundo. Mas será que este quadro clínico é idêntico para todos? Na verdade, existem diferentes fases da depressão, mediante a intensidade dos sintomas. São elas:
De todos estas fases, a depressão psicótica é a mais preocupante, uma vez que é provocada por alucinações e a pessoa afetada já não consegue distinguir aquilo que é realidade ou não. Além do desequilíbrio emocional, esta pessoa diz ser capaz de ver, sentir e cheirar coisas e pessoas que não existem.
Se não houver o acompanhamento adequado, a depressão pode levar ao suicídio. Quanto mais profundas e prolongadas forem as emoções de tristeza e angústia, mais complicado será sair da depressão.
Atenção não convém auto medicar-se com antidepressivos, estes estão sujeitos a receita médica e devem ser prescritos quando realmente necessários. O uso abusivo de antidepressivos pode levar à toxicodependência, devido ao efeito relaxante proporcionado pelos medicamentos.
Não é fácil lidar com a depressão. O trabalho de recuperação é uma caminhada longa que, como referido antes precisa do apoio familiar. Tanto a família como o indivíduo deverão reconhecê-la e perceber que algo deve mudar.
Enquanto tenta ajudar alguém a sair da depressão, deverá cuidar de si, da sua mente e do seu corpo. Temos consciência que a sua vontade em ajudar uma pessoa que sofre de depressão é enorme, mas faça de tudo para manter o equilíbrio.
Depois deverá partir para o tratamento da depressão numa clínica como a VillaRamadas, onde através de uma equipa focada prometemos ajudar a pessoa que sofre de depressão a regressar à vida que tinha antes.
A prevenção da depressão é possível independentemente do tipo de depressão que lhe afeta. Não se deixe vencer por nenhuma angústia e mostre-se capaz de superar qualquer problema. O primeiro passo para prevenir da depressão é sair diariamente a sua zona de conforto.
Lembre-se sempre de estar com as pessoas que lhe fazem bem e fazer aquilo que lhe deixa realmente feliz. São estes comportamentos que lhe vão ajudar a refletir sobre certos episódios menos bons e evitar cair na depressão.
Sim, a depressão tem cura por muito que não seja fácil sair da depressão de um dia para o outro. Procure ajuda quando não consegue lidar com pensamentos mais duvidosos ou mesmo quando não tem vontade para sair da cama.
Poderá entrar em contacto com a VillaRamadas para que numa primeira fase nos seja possível chegar ao diagnóstico da depressão. Os nossos profissionais vão perceber que tipos de exames precisam ser realizados e se é necessário o internamento. O internamento no caso de depressão acontece em situações muito particulares, como por exemplo, nos casos de transtorno depressivo maior.
Quando a depressão não é tratada poderá originar consequências preocupantes, que vão limitar a vida social, profissional e familiar da pessoa afetada. Quanto mais rapidamente for iniciada a intervenção melhor. Na VillaRamadas vamos entender as necessidades das pessoas com depressão e da família. Não tenha medo e peça ajuda especializada.