A CARREGAR

Escreva para Pesquisar

Tipos de Depressão

Partilhar

Identificada como “um estado de tristeza profunda, sensação de vazio e perda de interesse e motivação, até mesmo por algo que anteriormente se costumava apreciar”, a depressão é uma perturbação mental. Podendo desenvolver-se em algo mais que alteração de estado mental, a depressão prejudica pensamentos, comportamento, corpo e bem-estar de qualquer indíviduo.

Depressão
© Joshua Rawson-Harris/Unsplash

A depressão deve ser tratada e identificada corretamente. Neste artigo realçamos alguns quadros de depressão comuns e possíveis de serem tratados.

SINAIS E SINTOMAS DE DEPRESSÃO

A Depressão é mais do que estar triste. Pessoas com depressão podem apresentar alguns sintomas, como falta de interesse e prazer nas atividades da vida diária, perda ou ganho de peso significativo, insônia ou sono excessivo, falta de energia, falta de concentração, sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva e pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.

Dentro do termo clínico da depressão é possível dizer-se que esta perturbação mental se caracteriza por episódios depressivos leves, moderados e graves. O seu grau de categorização está directamente relacionado com três factores:

  • a frequência dos chamados episódios depressivos
  • os sintomas apresentados
  • a duração dos sintomas e episódios
Depression
© Nick Fewings/Unsplash

A depressão pode acontecer a qualquer um mas o diagnóstico precoce pode ajudar no tratamento e recuperação. Sendo um dos objectivos da Clínica VillaRamadas o tratamento correcto da depressão, apresentamos-lhe alguns indicadores para que possa ajudar o seu círculo mais próximo a reconhecer este problema, caso exista.

PERTURBAÇÕES DE HUMOR UNIPOLAR vs PERTURBAÇÕES DE HUMOR BIPOLAR

Quando falamos de perturbações de humor unipolar estamos a falar da depressão propriamente dita. Por outro lado, temos as perturbações de humor bipolar, onde se insere a perturbação bipolar (do tipo I ou tipo II). Dentro das Perturbações de Humor Unipolar, inclui-se o Episódio Depressivo Major, que pode ser único ou recorrente; e a Perturbação Dístimica. Já nas perturbações de Humor Bipolar, temos a Bipolar I e II.

Depressão Major

Depressivo
© Kyle Glenn/Unsplash

A depressão major costuma apresentar pelo menos cinco sintomas de depressão, pelo que a tristeza ou a perda de interesse em atividades da vida diária têm de ser um desses sintomas. Por sua vez, estes devem estar presentes diariamente e por mais de 2 semanas consecutivas.

Perturbação Distimica (ou Perturbação Depressiva Persistente)

A distimia é o que chamamos de depressão crónica. Tem de apresentar 2 ou mais sintomas, durante o período de dois anos, para adultos, e um ano, para crianças e adolescentes. É a mais frequente em tratamento.

Depressão bipolar

DepressaoBipolar sydney sims unsplash
© Sydney Sims/Unsplash

Intercalando também episódios depressivos com fases de humor normal, a depressão bipolar inclui ainda no quadro sintomatico as chamadas ‘fases maníacas’. A mania, que não é sinónimo de alegria, reflecte-se em episódios de impulsidade e humor eufórico excessivo; a estes episódios associam-se casos de hiperactividade, inquietação e pouca necessidade de sono.

Havendo dois tipos de distúrbio bipolar, eles podem ser distinguidos em função da mania presente no transtorno mental:

  • Tipo I – fases maníacas extremamente acentuadas;
  • Tipo II – fases maníacas mais ligeiras, levando por vezes o diagnóstico a confundir-se com a depressão major (transtorno depressivo recorrente).

OUTROS TIPOS DE DEPRESSÃO

Algumas formas de depressão podem ser ligeiramente distintas, ou podem desenvolver-se em circunstâncias singulares, como por exemplo a depressão pós-parto ou a depressão sazonal.

Depressão pós-parto

Depressão Pós-Parto
A depressão pós-parto pode acontecer a qualquer mulher, mesmo as que planearam a gravidez e tinham desejo de formar família © Sharon McCutcheon/Unsplash

Em muito semelhante a uma depressão major, a depressão pós-parto tem impacto em termos de tristeza, ansiedade, irritabilidade, fadiga, alterações no sono e apetite e perda de interesse em actividades diárias. Em vários casos, este tipo de depressão pode ser detectado ainda durante o período da gravidez, e não deverá nunca ser confundido como resultado das alterações hormonais da mulher.

Depressão Sazonal

A Perturbação Afetiva Sazonal ou Depressão sazonal é caracterizada pelo início da depressão, geralmente durante o Inverno, quando a luz solar natural é menos frequente. No entanto, embora mais raro, também pode acontecer nas estações da primavera e verão para algumas pessoas. As mudanças de estação podem conduzir a oscilações de humor, levando a uma perda de interesse em realizar atividades da vida diária, insónias, diminuição significativa das interações socais , falta de concentração, entre outros sintomas. As causas podem estar relacionadas com perturbação no ritmo circadiano e com a possível diminuição da serotonina e melatonina.

DepressaoSazonal anthony tran unsplash
© Anthony Tran/Unsplash

COMO IDENTIFICAR O TIPO DE DEPRESSÃO

Com base nalguns sintomas mencionados nos pontos anteriores é possível detectar se existe realmente um quadro clínico de depressão ou não. No entanto, a correta identificação deve ser realizada por um profissional.

A depressão é a perturbação mental mais comum. Felizmente, a depressão é tratável. Se se identifica com algum dos tipos de depressão indicados acima, ou se conhece alguém que possa estar a passar por uma depressão, entre em contacto connosco. Em VillaRamadas temos as ferramentas para o ajudar a restabelecer o equilíbrio da sua saúde mental.

Tags:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *