A CARREGAR

Escreva para Pesquisar

Distúrbios alimentares: o que são, tipos, causas e principais sintomas

Distúrbios alimentares: o que são, tipos, causas e principais sintomas

Partilhar

Ainda não sabe o que são os distúrbios alimentares e como identificá-los ou solucioná-los? Neste artigo, colocamos-te no centro desta temática e vamos responder a todas as questões que tenha sobre estas patologias.

Os distúrbios alimentares, embora aconteçam também nos homens, são mais comuns nas mulheres, sobretudo as mais jovens, emocionalmente mais vulneráveis, e que enfrentam enormes preconceitos na adolescência. A seguir conheça quais os principais sintomas dos distúrbios alimentares e como iniciar o respetivo tratamento com o apoio da VillaRamadas.

O que é um distúrbio alimentar?

Os distúrbios alimentares também referidos como perturbações alimentares ou transtornos alimentares são patologias psicológicas e psiquiátricas em que uma pessoa desenvolve uma preocupação exagerada sobre o seu peso corporal. A partir daí decorrem um conjunto de comportamentos alarmantes que colocam em causa o estado físico e mental do sujeito afetado.

o que são os distúrbios alimentares

Na verdade, um distúrbio alimentar é tão ou mais perigoso que outra doença e deve ser tratado com a mesma seriedade, sobretudo por parte da família. Os distúrbios alimentares podem afetar qualquer pessoa, desde os mais pequenos até aos mais velhos.

É importante manter-se alerta para evitar que algum ente querido padeça de um destes transtornos.

Tipos de Distúrbios Alimentares?

bulimia é distúrbio alimentar

Tendo em conta o mundo frenético em que vivemos, onde as pessoas deixaram de ter tempo para se preocupar consigo próprias, com o seu corpo e com a sua alimentação, é normal diagnosticar-se um vasto número de distúrbios alimentares. Em baixo elencamos alguns deles:

  • Anorexia;
  • Bulimia nervosa;
  • Compulsão alimentar;
  • Vigorexia nervosa;
  • Ortorexia;
  • Fatorexia;
  • Pregorexia (transtorno alimentar raro ocorre durante a gravidez);
  • Síndrome de Gourmet;
  • Transtorno alimentar noturno;
  • Entre outros.

Todos estes distúrbios alimentares estão unidos pelo pensamento obsessivo da comida, pelo medo mórbido de ficar acima do peso com uma percepção alterada do próprio corpo e baixa auto-estima. A bulimia nervosa e a anorexia nervosa são os distúrbios alimentares mais conhecidos, no entanto pela lista percebe-se que não são os únicos.

Consulte um profissional da clínica VillaRamadas para para possa ser feito um diagnóstico aprofundado e exaustivo adequado ao seu problema.

Quais são os principais sintomas do transtorno alimentar?

Os sintomas de um distúrbio alimentar são variados consoante a tipologia do mesmo. A anorexia, por exemplo, leva a uma série de comportamentos a fim de evitar o aumento do peso. Da baixa ingestão de alimentos originam-se problemas mais graves relacionados com osteoporose, lesões cardíacas, físicas e cerebrais e até anemia.

Quanto à bulimia nervosa a ingestão de alimentos é sempre em grande número, mas quem sofre deste transtorno não consegue ganhar peso e atingir o valor desejado por vomitar. Leva a uma perda de controlo absurda, a uma diminuição da autoestima e também à osteoporose. Infelizmente, este é um vício, semelhante à toxicodependência ou vício do álcool, que pode ter consequências devastadoras.

distúrbios alimentares

Outros sintomas dos distúrbios alimentares são o refluxo gástrico, lesões no esófago, desgaste dentário, doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, inchaço nas mãos e nos pés, hipertensão arterial, problemas de estômago, do fígado e dos rins, problemas no coração, entre outros.

A OMS – Organização Mundial de Saúde – alerta que os distúrbios alimentares também podem levar à morte.

Como posso identificar um distúrbio alimentar?

Os distúrbios alimentares podem ser identificados por um familiar ou por um amigo. Normalmente são eles quem pretendem ajudar a pessoa que padece de um transtorno alimentar. Na realidade, devem tomar consciência do problema e tentar respondê-lo o mais rapidamente possível.

distúrbio alimentar

Depois, será importante contactar uma clínica de tratamento como a VillaRamadas, para que seja possível fazer o diagnóstico do distúrbio alimentar e perceber outras causas para o mesmo. Aquilo que muitas vezes acontece é que a anorexia, a bulimia ou qualquer outra perturbação estão relacionados a quadros de ansiedade, stress e depressão. Podem mesmo acontecer, por exemplo, pelo consumo excessivo de bebidas alcóolicas.

Não é nada fácil fazer o diagnóstico de um distúrbio alimentar, pois quem sofre destes transtornos costuma esconder-se e mentir à família e aos amigos para não ser descoberto. São os pais ou melhores amigos que, na maioria dos casos, percebem que algo está errado e percebem os sintomas.

Quais são as causas dos distúrbios alimentares?

Na lista abaixo reunimos um conjunto de causas para os distúrbios alimentares que mesmo ainda não sejam totalmente claras devido à sua complexidade, poderão originar estas perturbações.

  • Constantes e repetitivos comentários negativos sobre o corpo de uma pessoa podem levá-la a desenvolver algum trauma, o que pode levar à depressão e ao aparecimento de um distúrbio alimentar. Convém prestar atenção aos comentários que o seu filho ouve na escola e perceber se é vítima de bullying ou ciberbullying;
  • Falta de autoestima pode ser uma das causas dos distúrbios alimentares;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Luto;
  • Violência física ou psicológica;
  • Alterações repentinas a nível físico, emocional e social;
  • A gravidez e o parto também podem causar distúrbios alimentares, pelas marcas que deixam no corpo.

Tratamentos para perturbações alimentares

Os transtornos alimentares requerem uma abordagem terapêutica complexa que é realizada a partir da estreita cooperação entre diferentes figuras multidisciplinares – como por exemplo médicos, psicólogos, nutricionista, terapeutas e Life Coach, entre outros. O acompanhamento é constante e personalizado a cada pessoa.

como tratar distúrbios alimentares

É exatamente isso que fazemos nas clínicas de tratamento da VillaRamadas onde juntamos uma equipa de profissionais especializada, sempre pronta para o atender e dar resposta a perturbações alimentares. Poderemos ajudá-lo a retomar a sua vida de antes e trabalhamos imenso para que possa voltar a ter uma relação sana com os alimentos. Não se esqueça que a mudança começa por si.

Quando quer ajudar alguém com um distúrbio alimentar é importante reunir o máximo de informações possíveis sobre o assunto, para que se torne mais compreensível e entenda o quão difícil é sair deste problema. Poderá, por exemplo, contactar a VillaRamadas e perceber como funciona o nosso diagnóstico e consequentemente tratamento dos distúrbios alimentares.

Tags:

Você também poderá gostar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Artigos Relacionados