A CARREGAR

Escreva para Pesquisar

Dicas para ajudar alguém a parar de usar drogas

Partilhar

Quer saber como ajudar uma pessoa a sair da droga? A dependência química não afeta apenas o toxicodependente e pode causar sérios problemas na sua família. De facto, as drogas causam repercussões emocional e psicologicamente perturbantes tanto na pessoa que usa drogas como nos indivíduos em seu redor.

Caso queira ajudar uma pessoa a sair da droga, seja um familiar ou amigo, terá que tomar algumas medidas para mudar hábitos e abrir novas portas. Temos a certeza que as nossas dicas para parar de usar drogas aplicam-se a qualquer vício, da cocaína à cannabis, da heroína ao ecstasy.

Lista de Conteúdos

1. Reconhecer o vício para conseguir parar de usar drogas

O primeiro passo para a recuperação é aceitar que se tem um problema. Não é simples ajudar o ente querido a reconhecer a doença da adição para conseguir deixar as drogas. Pouco a pouco a tarefa poderá ser concretizada através de frases e palavras conscientes e adequadas.

como ajudar uma pessoa a deixar as drogas

A mudança começa no adito quando a família tiver coragem de mudar. Tente criar empatia e estabeleça um diálogo sano com o seu ente querido que quer parar de usar drogas.

Ajude-o a perceber o seu erro para iniciar o tratamento. Pode aproveitar um fim de tarde, ou uma hora do dia em que ainda não tenha consumido, para apontarem numa folha de papel as razões pelas quais deve parar de usar drogas. Em conversa chegará também às causas iniciais para o consumo.

2. Perceber os motivos porque as pessoas consomem drogas

Quando pretende ajudar alguém a deixar de usar drogas deve perceber os motivos que levaram ao consumo. O consumo de qualquer tipo de drogas resulta muitas vezes de depressão, ansiedade, crises conjugais e familiares, problemas financeiros, etc. Não julgue, mas antes tente perceber pormenorizadamente as razões que levaram ao uso de drogas.

como falar com o toxicodependente

Quando o seu filho, marido ou irmão usa drogas não só se torna um escravo do vício, como poderá tornar-se uma pessoa violenta e extremamente perigosa para com os outros. Para evitar discussões e problemas mais graves deve tentar descodificar a mente do seu ente querido.

3. Nunca se sinta culpado ao tentar ajudar

Muitas são as pessoas que ao tentar ajudar um amigo ou familiar a vencer as drogas são assombradas por um sentimento de culpa. O que fiz de errado? O que deixei faltar? O que poderia ter feito melhor pelo meu marido, pela minha filha?

Esse sentimento de culpa vai dificultar o contacto com o toxicodependente e torna o processo de superação mais complicado.

como ajudar uma pessoa a sair da droga

Entenda que não existe nenhum culpado para a situação. Existe apenas a situação e o problema que precisa de ser enfrentado de cabeça erguida. Não vale a pena procurar responsáveis, portanto livre-se deste sentimento. Os julgamentos e crenças sociais também devem ser combatidos.

4. Seja sincero com o ente querido que consome drogas

Nem todas as pessoas sabem como falar com um toxicodependente para deixar as drogas. Recomendamos-lhe a que seja o mais sincero possível e que diga aquilo que lhe vem do coração.

Os toxicodependentes costumam ser pessoas frágeis, que desconfiam de todos, sobretudo daqueles com quem passam mais tempo ou tinham maior confiança. Procure não mentir, mas sem compactuar com os erros.

apoio psicológico

A família desempenha um papel fundamental no tratamento para parar de usar drogas, pois ajuda o toxicodependente a se sentir motivado e a seguir um programa terapêutico numa clínica de reabilitação.

Pode ficar descansado/a pois na Clínica VillaRamadas, o nosso foco não é só no adito que entra em tratamento, mas também prestamos todo o apoio psicológico necessário ao agregado familiar, que em conjunto luta para a recuperação do seu ente querido.

5. Visitar lugares calmos

Com vimos antes deve avaliar os comportamentos dos toxicodependentes, para entender a sua rotina e quais as razões que levam ao consumo. Uma vez feito esse estudo poderá motivar o seu amigo ou filho a visitar lugares calmos, como parques e jardins públicos e assim evitar lugares onde existe consumo de drogas.

praia

Poderão retomar uma conversa deixada a meio há vários meses e poderá incentivá-lo a procurar um tratamento para a dependência química.

Todos sabemos que levará algum tempo até ao seu ente querido aceitar a gravidade do problema. Enquanto isso não acontece, tente ser atencioso, sabendo que um pequeno passo diário fará a diferença.

6. Praticar desporto ajuda a vencer as drogas?

Convencer alguém a parar de usar drogas exige muito mais do que um mero diálogo. Se viver com o toxicodependente e este mostrar-se verdadeiramente motivado a deixar as drogas, poderá desafiá-lo a praticar desporto ou a praticar o seu hobby preferido.

Uma pessoa começa a usar drogas como escape aos seus problemas e esquece aquilo que mais gosta. Faça com que o seu ente querido não gaste mais tempo nas drogas e faça-o agarrar de novo a vida.

topo da montanha

Uma caminhada por uma aldeia longínqua ou passeio pela montanha mais alta da sua cidade são algumas sugestões de superação. O objetivo é ajudar alguém a recuperar a sua auto-estima e perceber que consegue ultrapassar desafios, desde que mantenha a perseverança.

7. Alimentação saudável ajuda uma pessoa a parar de usar drogas?

Uma alimentação saudável é também uma das chaves para deixar as drogas. Muitos dependentes químicos têm uma aparência débil e um peso abaixo do recomendado para a sua idade, altura e género.

Uma alimentação saudável, segundo conselhos de um nutricionista, ajuda a manter o equilíbrio intestinal e a evitar doenças graves como diabetes.

como ajudar uma pessoa a sair da droga

Prepare refeições ricas em hidratos de carbono, legumes e verduras e tenha cuidado com substâncias estimulantes, nomeadamente o açúcar ou o café.

Para além de ajudarem no processo de desintoxicação, os alimentos apropriados aumentam as defesas do sistema imunológico. O seu ente querido passará a ser uma pessoa fortalecida, que se sente bem com o seu corpo e com a sua mente. De qualquer forma uma alimentação saudável para parar de usar drogas não se atinge sozinho e devem ser seguidas as recomendações de um nutricionista ou médico de uma clínica de tratamento.

8. Parar de usar drogas sozinho? Porque deve ser evitado

Faça de tudo para que o seu ente querido procure ajuda especializada em vez de deixar as drogas sozinho. Os toxicodependentes muitas vezes sentem o forte desejo de abandonar o consumo, mas esse desejo costuma ser testado por crises de abstinência.

Aí, o toxicodependente sente um desejo incontrolável que o leva novamente a consumir drogas. As recaídas são situações complicadas no processo de superação e requerem alguma paciência e apoio emocional acrescido.

consumo de drogas

Por isso é fundamental o tratamento numa clínica especializada, que disponha de uma equipa multidisciplinar e atenta a cada caso. Quer saber mais sobre esta equipa e como pode ajudar o seu ente querido? Entre em contacto connosco para lhe explicarmos tudo ao pormenor.

9. O psicólogo pode ajudar uma pessoa a sair da droga?

Pode inicialmente convencer o seu ente querido a recorrer a um psicólogo ou a participar em grupos de auto-ajuda para deixar as drogas, mas estas são soluções primárias que não vão resolver o problema num longo prazo.

Para ajudar uma pessoa a sair da droga deve aconselhá-la o tratamento numa clínicas de recuperação, como a VillaRamadas.

ida ao psicólogo

Dispomos de um conjunto de programas e atividades personalizados, que estão orientados às necessidades da pessoa que quer parar de usar drogas.

10. Como abordar o tratamento com o toxicodependente?

A dependência química é uma doença e deve ser tratada como tal. O tratamento para as drogas numa clínica deve ser visto como um abrir de portas. Informe o seu ente querido sobre as opções de tratamento da VillaRamadas, mas tente tornar a experiência o menos alarmante possível.

recaída das drogas

Poderá, por exemplo, contactar primeiro a VillaRamadas e partilhar depois a sua pesquisa com o seu ente querido. Ajude o seu amigo(a), esposa ou marido a entender que não está sozinho, e que tantas pessoas lutam para superar o vício. Pode contar connosco para o/a ajudarmos nesta abordagem.

A primeira reação costuma ser a reprovação. Não é fácil para um toxicodependente receber a notícia que precisa de mudar as suas atitudes ou que precisa de internamento.

Informe cuidadosamente que o tratamento é a solução mais eficaz, que permitirá realmente vencer as drogas por mais desafiante que a caminhada seja. Diga que estará ali para o que for preciso e que vai acompanhá-lo nesta mudança.

Tags:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *