A CARREGAR

Escreva para Pesquisar

Como tratar o vício em drogas

Partilhar

Considerado um vício em drogas, como um consumo contínuo de drogas, este consiste numa dependência química capaz de afetar não apenas o adito, como o seu círculo mais próximo e familiar. O vício em drogas é um problema sério que deve ser encarado de forma racional e com o apoio de uma equipa profissional especializada.

VillaRamadas é especialista no tratamento de adições de substâncias e possui métodos para lidar com a dependência de drogas (qualquer que seja o tipo de droga). Não sendo algo possível de se fazer sozinho, explicamos aqui de uma forma simples alguns dos passos envolvidos no tratamento do vício em drogas.

Lista de Conteúdos

Enfrentar a realidade do vício em drogas

Como tratar o vício em drogas
© Christopher Lemercier/Unsplash

Para a equipa de VillaRamadas uma das primeiras etapas do tratamento do vício em drogas é admitir que existe um problema. Quando o adito assume ter uma dependência, e que tem realmente uma doença, acredita-se que a disposição para encarar as etapas seguintes poderá ser impulsionadora de um tratamento de sucesso.

Definir o plano de tratamento

Em conjunto com uma equipa profissional especializada, deve ser criado um plano de tratamento especializado e único para cada paciente. Este inclui avaliação psicológica, plano individual de objetivos e metas, plano terapêutico, entre outros.

Implementar uma abordagem terapêutica

VillaRamadas utiliza o seu Modelo Change & Grow, desenvolvido internamente, para a intervenção terapêutica no âmbito das Perturbações por uso de substâncias. Além disso, o indivíduo adito é incentivado a desenvolver um processo de auto-descoberta.

Como tratar o vício em drogas
O processo terapêutico deve envolver o indivíduo adito e o seu círculo mais próximo. Este tipo de abordagem permite que se estabeleçam relações de confiança que poderão ajudar na retoma da rotina diária após o tratamento © Rémi Walle/Unsplash

Através de vários métodos e técnicas, o paciente é incentivado a descobrir novas perspetivas e um outro sentido para a sua vida. São realçados comportamentos de responsabilidade, equilíbrio, confiança, dinamismo e novas relações sociais, por forma a garantir um equilíbrio entre a mente e o corpo.

Aceitar que o tratamento é duradouro

Admitir o problema, confrontando-se com a verdade (e deixando de viver em negação), e aceitar que se tem uma dependência de drogas, faz parte do tratamento de um vício, mas deve ser acompanhado de alguma noção sobre as implicações. O tratamento tem como objectivo restabeler o equilíbrio e por isso não deve ser encarado de ânimo leve.

O tratamento do vício em drogas não é algo igual para todos os indivíduos com uma adição. A duração de qualquer processo terapêutico neste âmbito é única e personalizada para cada pessoa (em VillaRamadas temos um modelo integrativo individualizado para as necessidades e dificuldades de cada indivíduo).

E lembre-se, há formas de ajudar alguém que esteja imerso neste mundo da adição. Pode ajudar uma pessoa a sair da droga mas sem nunca esquecer a importância do trabalho conjunto com uma equipa profissional especializada. Esteja presente e informe-se sobre o assunto.

Se sabe de alguém que esteja a passar por um momento conturbado de vício em drogas, incentive-o(a) a procurar ajuda. Fale connosco. Em conjunto poderemos encontrar o melhor caminho para a recuperação.

Tags:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *