A CARREGAR

Escreva para Pesquisar

Sinais de que alguém usa drogas

Partilhar

Substâncias tóxicas, as drogas estão na origem de vários casos de adição. Desdobrando-se em drogas depressoras, estimulantes, alucinógenas ou perturbadoras, devem ser todas encaradas com seriedade.

Aqui, neste artigo, VillaRamadas revela o que está na origem do consumo deste género de substâncias, mas também os sinais ao quais deve manter-se atento(a). Se acredita que o seu amigo/ente querido está a entrar num comportamento de abuso de substâncias, este é o primeiro passo para ajudar. Reconhecendo os sinais, o passo seguinte é dar a mão e ajudar. Caso seja você mesmo a identificar-se com estes comportamentos, este é o primeiro passo para pedir ajuda.

Causas para o consumo de drogas

yasin yusuf fMh unsplash PressaoSociedade
© Yasin Yusuf/Unsplash

Antes do reconhecimento de sinais de alerta para o consumo excessivo, e antevendo um processo de recuperação, é preciso saber a razão para o consumo de drogas. Não sendo a causa algo transversal a todos os aditos, o consumo excessivo de drogas pode ter na origem diversos fatores.

Seja de foro psiquiátrico e/ou psicológico, familiaridade com as substâncias pelo contexto familiar, ou por influência direta de outras pessoas, o consumo de drogas é sinónimo de um problema maior a nível psicológico.

VillaRamadas pode ajudá-lo a perceber o motivo de consumo excessivo mas também como lidar com ele. Fale connosco se pensa estar a entrar numa situação de dependência, ou se acredita que pode ajudar alguém nessa situação.

Sinais de alerta do uso de drogas

Em qualquer situação de suspeita de uso de drogas, a abordagem deve ser cuidada e nunca de forma agressiva. Uma suspeita não é sinónimo de verdade, pelo que o mais importante é mostrar disponibilidade total à pessoa em questão.

O tema deve ser abordado sem um tom de acusação e sempre na visão de perceber o problema real que está na origem do consumo de drogas. Sabendo que a pessoa em questão poderá negar ou mentir sobre a situação, os sinais de alerta poderão ser assinalados como forma de mostrar que se interessa e que quer realmente ajudar.

Uso Drogas
© Yoann Boyer/Unsplash

De seguida enumeramos alguns dos sinais de alerta quando se começa a desenvolver uma dependência de drogas. Realçamos que cada caso é único e que por isso os sinais não são iguais para todos; os sinais podem variar pela pessoa em questão mas também pela droga em particular.

Sinais físicos

Sempre que o uso excessivo de drogas se traduz numa transformação a nível corporal, estamos perante sinais físicos de dependência. Os mais comuns são:

  • Olhos vermelhos / com excesso de lágrimas;
  • Alteração do tamanho das pupilas;
  • Alterações de peso abruptas;
  • Dificuldade de coordenação motora;
  • Tremores sem motivo aparente;
  • Alterações a nível do ritmo cardíaco e pressão arterial;
  • Mudança no tipo de discurso (fala arrastada por exemplo);
  • Marcas na pele pela exposição constante a substâncias tóxicas;
  • Falta de cuidado pessoal.

Sinais psicológicos

Embora alguns destes sinais sejam mais frequentes em casos de consumo de drogas alucinógenas ou perturbadoras, outros estão frequentemente presentes em vários tipos de drogas. É importante perceber que os sinais psicológicos estão diretamente relacionados com o estado mental da pessoa (e acções daí derivadas).

usman yousaf unsplash EstadoPsicologico
© Usman Yousaf/Unsplash

Neste grupo incluímos:

  • Baixa auto-estima;
  • Perdas de memórias;
  • Sentimento de medo ou ansiedade constante (e sem razão aparente);
  • Mudanças de personalidade e estados de humor;
  • Momentos de hiperactividade apenas nalguns períodos do dia;
  • Maior irritabilidade e explosões de raiva;
  • Desinteresse por atividades diárias e hobbies;
  • Falta de capacidade de concentração;
  • Alucinações (neste ponto é importante perceber a origem pois poderá ser também indício de uma doença mental).

Sinais comportamentais

O próprio ato de consumo de drogas potencia a alteração de comportamento no momento imediatamente a seguir, mas o efeito pode perdurar no tempo. Quando o consumo passa a ser uma adição, a alteração de comportamento do adito na vida social e profissional reflete a sua luta interior.

annie spratt unsplash isolamento
© Annie Spratt/Unsplash

São por isso potenciais sinais de alerta:

  • Isolamento social de amigos e família;
  • Quebra de produtividade;
  • Mudança comportamental perante compromissos de trabalho ou de caráter social;
  • Insistência em comportamentos de risco de forma contínua.

Como ajudar alguém a parar com o uso de drogas

As palavras de ordem para ajudar casos de dependência de drogas são vontade, paciência e compaixão. Não se tratando de um processo fácil ou imediato, o vício das drogas é possível de ser tratado mas sempre ajustado à pessoa em questão.

O primeiro passo para ajudar alguém a parar com o uso de drogas é mostrar que existe um sistema de apoio para os passos seguintes. E, consequentemente, que apenas o compromisso com uma equipa multidisciplinar poderá ajudar na resolução do problema.

Em VillaRamadas temos uma equipa multidisciplinar especializada no tratamento de dependência de drogas. Através de um programa adaptado a cada paciente, ajudamos na relação com as drogas, procurando mostrar como retomar uma vida livre de substâncias químicas. Contacte-nos para saber mais sobre os nossos tratamentos e como o poderemos ajudar.

Tags:

Você também poderá gostar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *