As redes sociais nem sempre traduzem a realidade, mas tal não impede que tenham consequências negativas na saúde mental. VillaRamadas dá algumas dicas de como lidar com elas.
O vício em compras é um comportamento compulsivo reconhecido como um problema sério. Atualmente, com a possibilidade de fazermos compras online, os cuidados devem ser redobrados. Comprar online é simples, o que facilita e torna mais fácil que surja o vício em compras.
O uso contínuo do telemóvel é uma realidade mas há formas de evitar uma dependência grave. A VillaRamadas explica como.
É fundamental e necessário que se imponham algumas limitações e regras às crianças e jovens, que como sabemos, hoje têm contacto com os ecrãs desde muito cedo. Infelizmente, a diferença entre a recomendação e a realidade pode trazer consequências prejudiciais.
O vício dos videojogos passou a ser considerado um problema de saúde mental pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que o integrou no CID-11 (Classificação Internacional de Doenças). Conheça o contexto desta adição e como é possível revertê-la.
Dado que o vício da internet deriva de fragilidades e inseguranças mais profundas da pessoa, o tratamento deve perspetivar o indivíduo no seu todo e não apenas a parte da sua adição. É, assim, um processo de autoconhecimento e de autoaceitação.
A internet é considerada um fruto "normal" da sociedade moderna. Embora o álcool e outras substâncias estupefacientes sejam consideradas drogas extremas por excelência, outras vão tomando lugar no ranking das adições sem que sejam, contudo, alvo de grandes preocupações.